Grupo-Arliz_The-Lince-Santa-Clara

Grupo Arliz e The Lince Hotels estreiam-se no segmento hoteleiro de luxo com o The Lince Santa Clara Historic Hotel

The Lince Hotels, a cadeia hoteleira do Grupo Arliz, acaba de abrir o The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde, assinalando a sua entrada no segmento de luxo. Este novo hotel, inserido no histórico Mosteiro de Santa Clara, combina a riqueza do legado histórico com o conforto contemporâneo, proporcionando uma experiência única aos seus hóspedes.

Projetado pelo conceituado arquiteto Carvalho Araújo, o hotel mantém as imponentes fachadas originais, incluindo o frontão central com as armas reais e a escultura de Santa Clara. O interior foi decorado pelo gabinete Vilaça Interiores, preservando o espírito do lugar com um toque de elegância moderna. Os 87 quartos e 11 suítes oferecem vistas panorâmicas do mar ou do rio, enquanto os quartos na mansarda se destacam pelo teto inclinado e as traves de madeira originais.

Os hóspedes e visitantes têm à disposição várias opções gastronómicas. O restaurante Mosteiro, liderado por Júlia Oliveira, foca na cozinha tradicional portuguesa com pratos que evocam memórias familiares, como Cabrito Assado e Polvo à Lagareiro. Já o restaurante Oculto, chefiado por Vítor Matos, um chef que arrecada já duas Estrelas Michelin, apresenta uma culinária de alta gastronomia, baseada em peixe e marisco, complementada por uma carta elaborada com ingredientes sazonais e regionais. Além disso, o hotel oferece um sofisticado bar, o Abadessa, localizado nos claustros do mosteiro, e o Arcos Bar, próximo à piscina infinita, que serve cocktails e refeições leves.

A unidade hoteleira dispõe, ainda, de um agradável spa onde, além da arquitetura que alude às milenares termas romanas, são utilizados produtos da marca Sisley, destacando a sua qualidade e exclusividade. O Aqueduto Wellness & Spa proporciona um ambiente de serenidade com uma variedade de tratamentos e uma piscina interior com hidroterapia.

Neste hotel, nada foi deixado ao acaso. O fardamento dos colaboradores, com desenho de Micaela Oliveira, teve em consideração vários fatores relacionados com a história do Mosteiro de Santa Clara, da Ordem das Clarissas, o ambiente único do Hotel e a sua identidade visual.  

Recorde-se que a história do edifício remonta a 1318, quando foi fundado como um mosteiro. Após a extinção das ordens religiosas em 1834, o mosteiro teve vários usos, servindo, inclusive, como prisão, até ficar abandonado. Em 2018, através do programa Revive, o Grupo Arliz ganhou a concessão para explorar o espaço por 50 anos, investindo cerca de 18 milhões de euros na sua renovação.

Esta é a quarta abertura do grupo The Lince Hotels desde a sua existência e a segunda em 2024. Depois dos hotéis The Lince Azores e The Lince Nordeste, localizados na Ilha de São Miguel, nos Açores, seguiu-se a aquisição do Ecork Hotel, em Évora e, em junho, dar-se-á a inauguração oficial do The Lince Santa Clara Historic Hotel, em Vila do Conde.